Sistemas emergentes

por Lígia Wendler

Em seu livro “Emergência”, Steven Johnson fala dos chamados sistemas emergentes, sistemas complexos composto de vários elementos simples que juntos, sem um líder para guiá-los, trabalham juntos para realizar um mesmo objetivo.

Johnson dá como exemplo de sistema emergente uma colônia de formigas, onde a formiga rainha não comanda as formigas, mas tem como função apenas colocar ovos para gerar novas formigas operárias, enquanto elas, sem o comando da rainha, se organizam num sistema complexo (sistema emergente) se adaptando ao ambiente em que vivem conseguindo promover uma organização maior do ambiente em que vivem.

Os sistemas emergentes são sistemas complexos formados por vários agentes, organismos que juntos se organizam para realizar um mesmo objetivo. Este sistema segue o modelo chamado bottom-up, ou seja, de baixo para cima, em que um grupo age junto para a organização de um todo.

Uma característica importante desses sistemas é a interação de seus organismos. A partir de suas inter-relações eles se adaptam às condições que o ambiente permite e conseguem se organizar para criar um sistema. Outro ponto importante é que para reconhecer um sistema emergente, este precisa ser sólido e gerar um fenômeno com padrões que possam ser observados e identificados, além de ser algo que ocorre espontaneamente, sem a presença de um líder ou instruções.

Estes fenômenos de organização não acontecem apenas em formigueiros, como o exemplo de Johnson, mas também no nosso dia a dia, como por exemplo na internet. Um exemplo simples é a Wikipedia, um site de informações, onde qualquer um pode criar uma página sobre um assunto, compartilhando informação. É um sistema emergente, pois não existe um líder, mas sim, algumas poucas regras do uso e o ambiente do site, em que, os usuários navegam e postam, seguindo essas regras e se adaptando àquilo que o site permite, postando informações, criando assim uma enciclopédia virtual compartilhada. A Wikipedia é apenas um de tantos exemplos de sistemas emergentes na internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Games

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s