Affordances, Umwelt, imersão e WOW

por Lucas Zerbini

O termo affordances é designado a tudo aquilo que é passível de interação por parte do jogador. Por exemplo em um GTA você pode entrar em uma loja de roupas e comprar, ou não,  a roupa que quiser. Pode bater, ou não, na vendedora, bem como mata-la e roubar seu dinheiro. Ou seja, tudo aquilo que chega perto das escolhas que nós seres humanos podemos fazer. A junção dessas pequenas coisas vai tornar o jogo mais interessante ao jogador e consequentemente vai aumentar sua imersão. Não é o único modo de fazer isso, é claro, mas é um bem eficiente.

A liberdade é uma dessas pequenas coisas, quando jogamos temos vontade de explorar o mapa, isso não era tão comum em jogos como Tomb Raider ou Príncipe da Pérsia, jogos em que se você não continuar o caminho desenhado você trava na estória. Não tinha muito mapa para se explorar.

Mas com novo tipo de jogo que surgiu nos últimos anos, o MMORPG, rpg online onde normalmente não se tem uma estória certa para seguir, você evolui seu personagem indo por caminhos diferentes de outros personagens. Por exemplo, você e seu amigo estão jogando e estão ambos no level 1, você pega o caminho da pântano e o seu amigo o das montanhas. Você encontra uma cabana abandonada, mas lá dentro tem uma menininha que perdeu sua boneca. Você então, como um bom jogador, ajuda a menina a juntas as partes perdidas da boneca. Enquanto isso seu amigo encontrou um viajante pela estrada que lhe pediu ajuda para encontrar um certo animal que só vive naquelas bandas. Você encontrou as partes da boneca e deu para a menina, ela agradece e desaparece em pleno ar. Você ganha experiência por isso e chega ao level 2. Seu amigo encontrou o tal animal e levou ele morto para o viajante. Seu amigo ganhou experiência e também passou para o level 2. Ou seja, além dos dois caminhos poderia ter o caminho do cemitério, o do castelo, o da floresta… Tudo isso são opções.

Outro fato importante nesses jogos é o mundo que é criado para eles (Umwelt). No jogo World of Warcraft temos uma trama solida que sustenta todos os pilares do jogo.  Se você quiser ir na frente e matar os monstros de cara você podia ser um guerreiro, se você preferisse ficar na retaguarda observando você podia ser um arqueiro ou usar magias, podia ser um warlock e controlar demônios, podia ser um shaman e convocar espíritos ou elementos, podia ser um druida e usar o poder da natureza, podia ser um ladrão e se esconder nas sombras e vários outra opções. Cada raça e cada classe tem sua própria história, cada começo de jogo era diferente dependendo da raça que você escolher.

Elfo Noturno 

Humano 

Tauren 

Você pode ser um elfo noturno, criaturas imortais que vivem na arvore Yggdrasil. Pode ser um anão, pequeno mas forte e valente. Um morto-vivo, esquecido e abandonado mas com sede de vingança. Entre outras 10 opções. Além de tudo isso tem profissões, você pode ser um alquimista, um engenheiro, um minerador, um alfaiate entre varias outras.

Os mapas são gigantescos, um mais desafiador que o outro. Você começa e vai pra onde quiser, faz o que quiser. Entra nas cidades, entra na casa que quiser, fala com quem quiser.  Você vive o jogo. Você não esta mais no seu quarto ou escritório, você esta literalmente no mundo de Warcraft.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Games

Uma resposta para “Affordances, Umwelt, imersão e WOW

  1. As dublagens são engraçadas, eu sei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s