Affordances em Harvest Moon

por Lígia Wendler

Do que adianta jogar um video game se ficamos em vários pontos limitados e não podemos interagir totalmente com ele? É para isso que existem os chamados “affordances”.
A palavra vem do inglês e significa “permitir”, “proporcionar”, ou seja, “affordances” são os elementos do jogo que permitem a interação do jogador, são as possibilidades de ação que o ambiente (Umwelt) do jogo dão ao jogador, tudo aquilo que é oferecido a ele. Eles podem vir em possibilidades de interação tanto com o avatar do personagem, quanto no cenário, objetos e ambiente (por exemplo, por onde o personagem caminha, nada, etc) que irão fazer com que o jogador se sinta mais imerso no jogo, ou seja, quanto mais affordances mais imersão.

No jogo “Harvest Moon”, o jogador faz o papel de um garoto que herda uma fazenda. Ela está quase que abandonada e a tarefa inicial é arrumá-la e começar a produzir algo para se ganhar dinheiro. Os “affordances” do jogo são tudo aquilo que podemos interagir: plantas que podemos pegar, ferramentas que usamos, animais em que mexemos, e também os lugares por onde andamos, não podemos andar na água (nem nadar), mas andamos na terra.
A cada vez que “evoluímos” no jogo, ou seja, conseguimos construir algo novo, isso nos dá mais opções de interação. Além disso, a fazenda e a casa do personagem não são os únicos cenários que fazem parte do universo (Umwelt) do jogo. Temos outros cenários como a cidade (caminhos com casas e lojinhas), o lago com cachoeira, floresta, etc. Todos fazem parte do Umwelt do jogo tendo sempre algum “affordance” disponível, como flores para colher ou lenha para cortar.

Além disso, podemos também guardar os itens no inventário e, inclusive aumentar o espaço dele depois de um tempo. Com o tempo, depois de ganhar dinheiro com os itens coletados e vendidos o jogador tem vários caminhos para seguir. Pode continuar plantando e vendendo para construir mais, aumentar a fazenda, comprar animais e produzir coisas diferentes, além de poder seguir por caminhos diferentes na história do próprio jogo como por exemplo conquistar uma das personagens femininas e casar.

Abaixo um video com o começo do jogo que mostra as ações possíveis do personagens e vários cenários.

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1 comentário

Arquivado em Games

Uma resposta para “Affordances em Harvest Moon

  1. Luan

    este e um bom jogo mas daria para aumentar as possibilidades, como por exemplo inventarmos nosso pessonagem e construirmos nossa faezenda conforme nosso gosto e porultimo mas nao menos importante escolhermos as roupas de nosso perssagem e altera-las quando desejado,seria bem legal. e tambem citar para nao faezerem um jogo tao infantil, q fosse para todas as idades.

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