I Can Hold My Breath Forever

por Lígia Wendler

No jogo “I Can Hold My Breath Forever” o personagem se movimenta para todos os lados (esquerda, direita, para cima e para baixo) quando está na água e apenas para os lados quando está em terra. O jogo começa em terra. O jogador está parado e em seu caminho existe um poço, em que o jogador acaba caindo, já que não pode pular. Nele existem peixes que iluminam o ambiente mostrando o caminho e parte do cenário. Ao cair na água, uma contagem regressiva de 10 segundo começa e, quando chega ao zero, o jogador volta ao começo. Ao longo da contagem, a tela vai escurecendo, como se o jogador estivesse ficando com dificuldades para ver o seu caminho.

Ao longo do jogo existem cartas escondidas em algumas cavernas. Essas são escritas por um segundo personagem, por quem o jogador deve procurar. Elas servem como “check point” e contam um pouco da relação e lembranças dos dois personagens, como se quem as escreveu está à espera do jogador no final do jogo. As cartas também servem como um guia e fala das “limitações” e “dificuldades” dos jogadores nos caminhos dentro do poço.

Depois de percorrer quase que um labirinto, encontrando várias cartas, finalmente chegamos na última delas em que o amigo fala que irá “parar de explorar” e ficará à espera do amigo, pois ele “consegue segurar a respiração para sempre”.

O jogo pode ter inúmeras interpretações. Dependendo do olhar do jogador, ele pode apenas contar a história de dois amigos que não se encontram há algum tempo, ou ser apenas um jogo sobre lembranças do jogador. Mas, se olharmos mais profundamente, podemos ver o jogo como uma metáfora para a vida, onde percorremos e “exploramos” um longo caminho em que crescemos, superamos nossas dificuldades (como citadas nas cartas) e por fim, “paramos de explorar”, ou seja, chega a nossa hora de descansar e (para quem acredita) reencontrar velhos amigos.

Jogue aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Games

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s